terça-feira, 13 de maio de 2008

tatoo.

Continuar tentando ler Processo Civil I tem sido o meu objeto de desejo. Até quando???
Estava desejando ler algo, procurei um bom livro e me deparei com aquele de capa vermelha - meu querido presente. Tinha esquecido de como é bom ganhar livros de quem se gosta. É saber que aquela pessoa levou parte se seu tempo lendo contra-capas e procurando o que mais te tocaria, o que mais pareceria com você. É muito bom saber que pessoas verdadeiramente importantes lembram de você. [Minha filósofa disse em segredo que o mais importante é amar e ser amado. É este o impulso da vida. É isso que te faz lutar pelo que acredita. Sorri baixinho.... Ela sempre sabe o que dizer ainda quando não é preciso dizer nada.]

[Era uma tarde risonha na mesa da sala quando o cara da entrega chegou e entregou à minha psicóloga predileta o pacote pesado. Como de costume, ela já tinha aberto boa parte da entrega - um dia alguém vai te prender por isso (foi o que eu pensei.).
Era para mim.
Não era meu aniversário.
Não era do garoto do 1862.
Por um segundo gelei. Quem me mandaria um livro? Ou melhor...dois livros?? Ao olhar para a Antologia Ilustrada de Filosofia e o Novo Processo Civil Brasileiro, ouvi de longe o som do piano.... Só podia ser coisa do meu amigo tenor do TRE. E era. O cartão era daqueles de travar o som das palavras... "Para a menina com cabelos sabor camomila!".
Não sei porque mas lembrei deste dia hoje. E isso me fez lembrar de alguns anos atrás quando eu cantava em um coral( coitado dos ouvintes!), quando tentei tocar piano, quanto tentei ser boa em matemática, quando passávamos tardes conversando, quando andávamos de carro e ele sempre me pagava um sorvete. Eu era uma criança e ainda assim ele gostava de trocar uma boa conversa. Hoje ele é meu mentor em assuntos jurídicos. Ele sabe que estou falando dele. É o meu tenor preferido este velho amigo!]

Conheci através deste livro Heráclito. E daí surgiu a idéia da minha mais nova e possível tatuagem. [Mamãe já está ficando preocupada e quer saber se sou uma tela de pintura. É claro que ela está brincando...vive por aí atrás de mais uma gravura para tatuar em si.]
PÁNTA RHEÎ: em grego significa tudo flui; é a síntese da teoria heraclitiana do devir. Para Heráclito nunca nos banhamos duas vezes no mesmo rio. Nada existe de estável e definitivo na natureza, ou seja, tudo muda continuamente. Cada coisa é e não é ao mesmo tempo. O mundo é feito de um contraditório harmônico tal como o escuro necessita da luz para existir. Todo o universo, por sua vez está submetido a um eterno e constante fluir. O ser das coisas é o seu devir. A natureza das coisas reside no movimento incessante de transformação da matéria. "Aquilo que está em oposição se concilia; das coisas diferentes nasce a mais bela harmonia e tudo é criado pelos contrários" Heráclito



Muito muito bom.
"Não te esquecerei um dia, nem um dia..." Fazia um tempo sem fim que não ouvia esta música que me acompanha há tempos...desde não sei quando. Djavan. Boa música.

Um comentário:

Carlos Filho disse...

É tão gostoso receber um livro. Exatamente por essa parte que tu comentou: a imagem dela namorar o livro para comprá-lo. E depois, é claro, namorar o namorado.